O LinkedIn é a rede profissional que mais cresce no mundo. Somente no Brasil são aproximadamente 41 milhões de usuários, gerando cada vez mais relevância para o recrutamento e seleção de profissionais e como ferramenta de networking e oportunidades de negócio. Ter um perfil na rede é essencial não só para quem está em busca de novas oportunidades de trabalho, mas também para quem deseja alcançar maior visibilidade do seu público alvo e conquistar novos clientes. Nesse caso, ainda que seja desenvolvido um perfil para o seu negócio/empresa, utilizar o perfil pessoal de forma estratégica é altamente recomendável.
Com as dicas que trouxe você irá criar um perfil completo, aumentar as suas chances de aparecer nos resultados de pesquisas e transmitir todo o seu potencial e credibilidade enquanto profissional e também direcionado para o seu negócio e seu público alvo. Vamos começar!
1 - Introdução do seu perfil
Título do perfil
O título do seu perfil aparecerá nos resultados de pesquisas, nas publicações que fizer no feed, quando alguém receber o seu convite de conexão ou em comentários nas publicações de suas conexões. Ele deverá conter o seu cargo e/ou área de atuação e palavras-chaves que possam ser utilizadas pelos recrutadores em pesquisas. Por exemplo, se sua última experiência foi como Coordenadora de Marketing, com foco em mídias digitais e forte atuação com Google Ads, poderá ficar dessa forma: Coordenadora de Marketing | Mídias Digitais | Google Ads.
Se você for empresária ou profissional autônoma, além do cargo vale inserir o segmento de atuação e as especialidades do seu negócio.
Localização
Por mais que você aceite trabalhar ou fazer negócios em qualquer lugar do Brasil, quanto mais específica for a sua localização melhor, pois os recrutadores e seu público-alvo podem utilizar filtros de busca e limitar a localização. O ideal é que seja onde você mora atualmente.
Demonstre aos recrutadores que você está procurando emprego: existe a opção de ativar esta função no seu perfil para os recrutadores que utilizam recursos específicos mais avançados do LinkedIn e, aqui sim, você poderá inserir as localidades de interesse e também os cargos.
2 - Resumo profissional
O resumo deve preferencialmente ser escrito em texto corrido, entre cinco e dez linhas, mencionando suas experiências e conquistas mais relevantes e também contendo as palavras-chaves que possam servir de busca para os recrutadores. Ele deve estar bem escrito e ser bastante objetivo para que o recrutador encontre rapidamente os conhecimentos que ele busca para a vaga e se interesse por continuar analisando o seu perfil.
No caso de buscar visibilidade para o seu negócio, vale incluir no resumo a especialidade dos serviços oferecidos e principais projetos realizados. Mas lembre-se de que a estratégia é conquistar a confiança do seu público através do seu perfil pessoal e o objetivo não é sair vendendo serviço, ou você pode acabar se afastando das suas conexões.
3 - Experiência profissional
Neste campo entrarão as suas experiências da mais recente para a mais antiga e você deverá descrever suas principais responsabilidades e conquistas em cada empresa e cargo, especialmente as que têm relação com os seus objetivos de carreira e recolocação. Opte por inserir os nomes dos cargos da forma mais tradicional, por exemplo, utilize “Customer Success” ao invés de “Gerando valor para o cliente”, pois os recrutadores utilizarão as nomenclaturas padrões dos cargos para fazerem as pesquisas por profissionais.
Assim como indicado na introdução do perfil, se você for empresária ou profissional autônoma, além do cargo vale inserir o segmento de atuação e as especialidades do seu negócio. É nesta sessão do seu perfil pessoal que será feito o link com o perfil que você irá criar para a sua empresa e suas conexões poderão se interessar por acessar.
4 - Formação acadêmica e conquistas
Na formação acadêmica você irá inserir o seu mestrado, MBA, graduação, etc, sempre do mais recente para o mais antigo. Mais abaixo, no campo Conquistas entrarão os cursos livres, de curta duração e demais formações não acadêmicas, como Formação em Coaching, por exemplo. Entram também os idiomas, publicações, projetos, reconhecimentos e prêmios, etc.
5 - Competências e recomendações
Insira pelo menos 5 competências. As recomendações às competências que você adicionar serão as suas conexões que farão, é uma espécie de confirmação de que você realmente possui. Elas são importantes, pois ajudam no rankeamento dos resultados das pesquisas dos recrutadores. Uma boa maneira de consegui-las é recomendando as competências de profissionais que já atuaram com você, foram seus/suas clientes ou parceiro(a)s de negócios. Dessa forma, ele(a)s poderão retribuir a recomendação.
6 - Recomendações / Depoimentos
Existem também as recomendações por escrito, em formato de depoimento sobre você. Elas são de extrema importância e também influenciam nos resultados das pesquisas. Deverão ser feitas por profissionais que já atuaram diretamente com você, principalmente em cargos de gestão.
É igualmente importante conseguir depoimentos dos seus clientes sobre os serviços realizados, aumentando a credibilidade do seu negócio!
7 - Foto do perfil
A foto deverá ser discreta e transmitir uma imagem profissional. Opte por uma de fundo mais neutro e onde você apareça sozinha. Nada de fundo com cara de festa e nem com a paisagem da última viagem que você fez.
Não recomendo colocar foto da logomarca do seu negócio, utilize o espaço apropriado para isso nas suas experiências profissionais. No final da matéria trago dicas mais específicas sobre a criação do perfil da sua empresa.
8 - Personalize o link do seu perfil
O LinkedIn cria automaticamente um link extenso e cheio de números, mas nas configurações do seu perfil é possível personalizar esse link para que fique esteticamente mais organizado ao inseri-lo no seu currículo ou em sites externos: https://www.linkedin.com/in/alicecastronunes/
9 - Aumentar o número de conexões
Vamos aumentar o seu número de conexões, fazer networking e gerar visibilidade para o seu perfil?
Quanto mais conexões você tiver, maiores as chances de estar conectada ao recrutador ou ao seu público alvo, caso seu objetivo seja fazer negócios. As conexões mais próximas também melhoram a sua classificação nas pesquisas, como as de segundo grau em comparação com as de terceiro grau.
Mas sair por aí disparando convites de conexão não é uma estratégia! Para aumentar a sua rede é necessário gerar valor e para isso você deverá interagir no LinkedIn diariamente, realizando publicações de qualidade no seu feed, com temas relacionados a sua área de atuação e do seu negócio e também de interesse geral, como os relacionados ao mundo corporativo ou empreendedorismo, por exemplo. Comentar as publicações de outras conexões no feed também é importante, procurando sempre contribuir de forma construtiva. Fuja de temas polêmicos e não se envolva em discussões.
Comece fazendo publicações de duas a três vezes por semana e reserve algum tempo por dia para ler e comentar outras publicações. Lembre-se: quanto mais interação fizer, mais rapidamente sua rede aumentará e mais visitas receberá no seu perfil. Suas publicações auxiliarão também você a adquirir autoridade na sua área de atuação e do seu negócio, de acordo com a qualidade do material que você produzir.
10 - Crie um perfil para o seu negócio
- Insira uma logomarca profissional: a logomarca aparecerá no perfil pessoal de todos os funcionários que indicarem trabalhar na sua empresa, no campo específico das experiências profissionais.
- Crie um slogan que resuma o seu negócio e que objetivamente demonstre como ele irá agregar valor para o seu público alvo.
- Descreva o seu negócio considerando não só os aspectos técnicos e de serviços, mas demonstrando também os valores da empresa (a razão de ter sido criada, os objetivos que deseja conquistar através da parceria com os clientes, etc.).
- Preencha todos os campos solicitados, como setor, tamanho da empresa, tipo, ano de fundação e localidade.
- Procure manter o perfil atualizado publicando, por exemplo, fotos dos serviços e projetos realizados, do seu dia a dia de trabalho e da sua equipe, etc. Atenção aqui para transmitir uma imagem profissional e que esteja de acordo com os valores que a empresa preza e foram informados no resumo.